quinta-feira, 13 de novembro de 2014

"Aquiles Pelida"


Geralmente, quando começamos a ter contato com um texto antigo, a primeira sensação é de estranhamento. Vejamos a Ilíada: o poema começa com a briga entre Agamêmnon, chefe das tropas gregas que estão guerreando em Troia, e Aquiles, o melhor guerreiro grego. Mas não encontramos apenas os nomes Agamêmnon e Aquiles citados nesses versos. Encontramos, por exemplo, "Aquiles Pelida". O que raios é "Pelida"?
Se você já tentou ler o poema e se fez essa mesma pergunta, calma: você não está sozinho. Esse tipo de dúvida é muito comum. Vamos lá: "Pelida" é o que chamamos de epíteto: um qualificativo que acompanha um nome, seja ele próprio ou não. O que quer dizer "Pelida"? Filho de Peleu. Peleu é o nome do pai de Aquiles. Os epítetos (qualificativos) que se referem à genealogia dos heróis são muito comuns na poesia homérica. Assim, dizer "Aquiles Pelida" é o mesmo que dizer "Aquiles, filho de Peleu". Às vezes pode ficar um pouco mais complicado: Diomedes, outro grande herói grego, é referido em certo ponto como "o filho do Enida", ou seja, ele é o filho do filho de Eneu - no caso, Tideu. 
Nesse momento você deve estar se perguntando por que a poesia homérica usa esses epítetos de forma tão recorrente, não é? Acredite, eles facilitavam muito a coisa. Mas isso vai ficar para o próximo post!

Um comentário: